domingo, 26 de agosto de 2012

Pregação de Isaías 40: 27-31








     Isaías 40:27-31
V. 27 Por que, pois, dizes, ó Jacó, e falas ó Israel: “O Meu caminho está escondido ao Senhor, e o meu direito passa despercebido ao meu Deus?
v.28 Não sabes, não ouviste que o eterno Deus é o Senhor de sempre, o Criador dos fins da terra, nem se cansa (não enfraquece) nem se fatiga; ninguém consegue entender os seus pensamentos.
v.29 Ao cansado ele dá força. Ao que não tem mais energia ele multiplica o vigor.
v.30 Os jovens se cansam e se fatigam; os homens fortes tropeçam e caem.
v.31 mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças; crescem-lhes asas como de águias; correm mas não se fatigam, caminham e não se cansam.
Introdução:
 
            Eu quero desafiar à Igreja sobre a importância da fé de seus membros diante do cansaço, o desespero, quando se carrega uma cruz grande e difícil de se suportar.
            Prezados Irmãos !!
1.-        Ela era uma jovem mãe. Seu primeiro filho tinha oito meses. De repente, o nenê adoece - e pouco tempo depois está morto.
 
            - Em outro lugar, um Homem estava com uma roça bonita.
            O feijão, prontinho para ser colhido. O milho, viçoso. De tarde veio o temporal e levou tudo. Acabou com tudo. Não sobrou nada.
            - Em outro lugar, existe uma outra mãe que tinha um filho já maior. Dezenove anos. Benquisto por todos. Vinha andando de moto, quando de repente sem previsão nenhuma, o caminhão pegou e tirou-lhe a vida.
 
            - Neste momento, uma conhecida nossa, 33 anos, mãe de dois filhos bem pequenos, está no leito. Há meses. Ela tem câncer. Ela é enfermeira e sabe que não vive até o próximo Natal.
 
            - Numa família é problema de bebida. Na outra, de doença mental. Na outra, de invalidez.
 
            Cruzes! Cruzes que pontilham o caminho da vida. Estas que mencionei aconteceram, ou estão acontecendo, agora, a pessoas que se encontram aqui dentro ou que conhecemos pessoalmente. São fardos difíceis, são cruzes mais ou menos pesadas, que acabam atingindo cada um de nós, em algum momento da vida.
            E, então, quando uma cruz se torna pesada demais, quase insuportável, a pessoa explode. Revolta-se contra Deus: Será que Deus não vê o que se passa comigo? Será que Deus não olha mais pra mim? Por que é que ele deixa isso acontecer? E justamente comigo? Mas, afinal, o que foi que eu fiz para merecer isso? Que Deus é esse? Um Deus que abandona a gente – se é que ele existe mesmo…
2.         Pois algo parecido aconteceu há uns 2.500 anos com o antigo povo de Israel. Vieram os babilônios. Invadiram o país. Destruíram tudo e levaram uma parte da população para viver em cativeiro, lá na Babilônia. Este cativeiro, no exílio, foi a cruz daqueles israelitas desterrados. Longe da pátria, de tudo que lhes era caro, eles se entregaram ao desespero. E também acusaram Deus: “Deus não está vendo o que se passa com a gente. Teríamos o direito de estar na nossa terra. Mas Deus nem se lembra desse nosso direito”.
     
 
            Foi aí que surgiu, lá no exílio, um profeta. Ele disse certas coisas para aquela gente desesperada. E é interessante ver que esse profeta não repreendeu. Não xingou. Mas procurou dar força a seu povo para que conseguissem ganhar novo ânimo e superar o seu desespero.
 
Cuidem bem no que ele diz, no cap. 40 do Livro de Isaías. Tenho percebido que no nosso culto de sexta feira, culto de oração, os irmãos acharam que essas palavras podem ajudar você, se a sua cruz anda muito pesada.
 
O profeta diz assim: Isaías 40: 27-31
 
v.27 Por que, pois, dizes, ó Jacó, e falas ó Israel: “O Meu caminho está escondido ao Senhor, e o meu direito passa despercebido ao meu Deus?
v.28 Não sabes, não ouviste que o eterno Deus é o Senhor de sempre, o Criador dos fins da terra, nem se cansa (não enfraquece) nem se fatiga; ninguém consegue entender os seus pensamentos.
v.29 Ao cansado ele dá força. Ao que não tem mais energia ele multiplica o vigor.
v.30 Os jovens se cansam e se fatigam; os homens fortes tropeçam e caem.
v.31 mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças; crescem-lhes asas como de águias; correm mas não se fatigam, caminham e não se cansam.
Eu perguntei lá os Irmãos de Baurú  (Estado de São  Paulo):  se isso aí que o profeta diz é verdade. É mesmo assim, que Deus dá força ao desesperado? Eles disseram que sim. Que também já fizeram essa experiência. Então, você tem uma cruz, grande ou pequena?
Você quer estar preparado para enfrentar uma cruz pesada? Então, me acompanhe. Vamos olhar mais de perto para as palavras do Profeta. O que é que ele diz aos seus desesperados compatriotas?
Ele diz o seguinte: Pessoal, mas então vocês não sabem mais quem é esse Deus de vocês?  Pois eu vou lembrar vocês: é um Deus eterno, ele existe antes de tudo e depois de tudo; é o Deus criador, que criou tudo o que existe, do menor verme à maior baleia, da menor partícula de átomo à maior galáxia; ninguém consegue entender seus pensamentos.

Isso aí me lembra as palavras de um outro profeta, quando disse mais ou menos assim: vocês são como barro nas mãos do oleiro (Jr 18:6). E não é mesmo?  Por acaso o barro pode perguntar ao oleiro: por que você fez de mim um pote, ou um lindo vaso, ou uma tigela pra botar comida de cachorro? Pode perguntar ? Não pode.
Acho que o profeta está querendo dizer: Pensem bem quem é Deus. Ele tem nas mãos toda a historia e toda a criação. Dentro dessa imensidão está você com o seu problema.  Deus teria condições de desviar o seu problema ?  Teria ! E por que é que - ele não faz ?  Olha, diz o Profeta, nós não conseguimos penetrar nos pensamentos de Deus.
E se você perguntar, Por que Deus permite? … Não conseguimos descobrir.
Nossa mente é curta demais para penetrar na mente de Deus e arrancar esta resposta.
Algumas pessoas procuram descobrir “por que Deus permite ? e chegam a explicações que elas aceitam e que as ajudam. Nem todas essas explicações convencem muito. Mas, se elas ajudam as pessoas atingidas, precisamos respeita-las.
Voltamos de novo para a mesma pergunta:
Por que Deus permite o sofrimento?
 
Vou citar algumas tentativas de explicação, que ouvi ultimamente.
 
Quando aquele nenê de oito meses faleceu, a mãe dele pensou “Por que será que Deus queria ele? Talvez gostasse mais dele do que eu”.… Pouco antes daquele acontecimento, o marido dela tinha estado doente, às portas da morte, e sobreviveu por pouco.
 
Então, quando o nenê faleceu, o Pastor daquela igreja disse a ela: “ Deus olhou para baixo e pensou  - ‘Eu vou levar o galhinho e deixar o tronco; daquele tronco mais galho pode nascer’”.
 
– Por que Deus permite ?
 
Outro dia li a seguinte explicação: Você já pensou, quantas marteladas um escultor precisa dar num bloco de pedra bruta, até ficar pronta a estátua ?   Pois é. È assim que Deus trabalha com a gente, para ficarmos sempre mais parecidos com a imagem que ele quer de nós.
Outra vez, quando morreu uma criancinha de quatro anos, ouvi um padre explicar:
            Deus também quer florzinhas bonitas para o seu jardim.
Em outra ocasião, no enterro de um jovem, um pastor da Igreja Metodista falou: Deus também precisa de gente jovem, dinâmica e inteligente, lá em cima.
São tentativas de explicar “por que Deus permite”.
Tentativas que satisfazem e ajudam a alguns. A outros elas não satisfazem. Explicam alguma coisa. Mas tudo elas não explicam. Não explicam, por exemplo, por que Deus levaria essa mãe de 33 anos, deixando sem ela os dois filhinhos. Não !… nós não conseguimos satisfazer a todos, com nossas explicações !… nem conseguimos explicar tudo.
Por que não ? Porque “ninguém consegue entender os pensamentos de Deus”.
Também devemos considerar outro aspecto:  Há coisas que acontecem por culpa de pessoas, por negligencia nossa ou de outros, por erro nosso ou de outros. E nesses casos nós não temos o direito de perguntar “por que Deus permite” ?. Mas há muitos casos, onde não conseguimos identificar culpa nenhuma. Onde só resta a perplexidade. Onde só nos resta o grande ponto de interrogação  “mas por quê”?  Onde nos sentimos como o barro na mão do oleiro. Ninguém consegue entender os seus pensamentos” …
II) Agora, -  tem uma coisa: também não é que nós estejamos entregues a um carrasco que tem prazer em ficar brincando com o desespero da gente. Vejam mais uma vez o que o profeta diz: “ Então, vocês não sabem mais - quem é esse Deus de vocês…?
Hoje, nós sabemos mais de Deus, do que aquele profeta. Aquele profeta não chegou a conhecer Jesus Cristo. E Jesus Cristo nos mostrou mais um - outro lado de Deus. Não só o Deus eterno e criador do universo, senão daquele Deus cujos pensamentos não conseguimos entender. 
Jesus Cristo mostrou mais um - outro lado de Deus. Como disse um amigo lá em Marília: Deus mandou Cristo à terra pra botar ele pregado na cruz. Imagina o sofrimento da pessoa pregada !!  Morreu aos poucos, na cruz. Ele fez isso com o próprio filho dele !! – Quem disse isso foi um moço. Muito sábio. Me ensinou muito.
Quer dizer: que Deus não está lá em cima numa boa, assistindo de camarote o sofrimento da gente. Deus veio aqui, sofrer junto. Em Jesus, Deus veio sofrer junto, para que pudesse haver esperança, dentro do nosso sofrimento.
Certa vez eu contei aqui, numa prédica, os sofrimentos dos últimos dias de Jesus, em Jerusalém.
Depois alguém me falou em privado: Eu sofro bastante; tem muita gente se aproveitando de mim; mas ali eu vi que não sou -  só  eu; ali eu vi que Jesus o próprio filho de Deus também sofreu, assim como eu estou sofrendo.
Essa mulher, que também está aqui no culto hoje, acabava de fazer umas das descobertas mais importantes de sua vida.  Quem é Deus ?  Ela descobriu: Deus é aquele que sofre comigo; aquele que agüentou dor igual à minha; pior que a minha – para mim.
 


Então, se você sofre sua cruz, não esqueça: o próprio Deus sofreu, antes de você, mais do que você – ele sofreu por você .  Ele não está lá em cima, assistindo de camarote como você se arrasta no chão.  Ele  está ali no chão – com você, querendo ajudar você a carregar o peso. Ele é - o Deus-companheiro-de sofrimento.
É assim que ele – como diz aí – “ da força ao cansado”:
v.29 Ao cansado ele dá força. Ao que não tem mais energia ele multiplica o vigor.
v.30 Os jovens se cansam e se fatigam; os homens fortes tropeçam e caem.
v.31 mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças; crescem-lhes asas como de águias; correm mas não se fatigam, caminham e não se cansam.
Mas, - será que é verdade isso que estou falando?
Deus dá, mesmo, força ao desesperado??
Vou deixar que o Professor de Novo testamento do Seminário de Londrina nos responda:
Ele disse que o Novo Testamento relê o Servo Sofredor de nosso Senhor, a grandiosa figura descrita pelo profeta Isaías, que alcança o seu pleno e mais alto significado. O aspecto corporal torna-se realidade e símbolo da nova vida, que transforma todo homem e o liberta da doença e da morte. A concepção da morte expiatória e redentora de Jesus Cristo na cruz do Calvário salientou a novidade do seu caráter e o ensino sobre o significado do sofrimento e da morte na experiência humana.
O Servo Sofredor é a verdadeira “pessoa comunitária” que sofre em sua própria pessoa e que santifica o sofrimento do grupo que ele representa. Os sofrimentos pertencem também aos discípulos que querem seguir Jesus. Devem carregar a sua cruz, beber o cálice do sofrimento estar prontos para a ignomínia, para a perseguição e para a morte.  
    

O desígnio de Deus, portanto, é que Cristo seja sacrificado em lugar do ser criado, o homem, a fim de que nEle receba justificação, santificação, vida, cura, saúde, forças para o fatigado e descanso para os enfraquecidos. É na morte de Cristo, que o mistério do sofrimento, da doença e da morte se revela. Cristo decreta saúde, vida e consolo,… porque Bem-aventurados são os que sofrem e os que choram, porque serão consolados… Ele mesmo dá a saúde, o consolo e a salvação. Ele opera milagres para salvar e também para remover as dores, as doenças  e o sofrimento dos homens.
 
Deus dá, mesmo, força ao desesperado?
Vou deixar que uma irmã da 2ª IPI de Marília responda. Eu quero citar diversas palavras que ela falou: Ela disse que -- no meio do sofrimento e, da dor – eles afetam a integralidade de nosso ser , e a gente perde aquela esperança, depois -- renova de novo.  Tem momentos na vida da gente, que depois a gente se pega com Deus e vai em frente. – A gente pode sofrer, mas tendo fé, a gente é feliz; com tudo aquilo que os outros fazem, aquilo não dói na gente…        Eu  estava vivendo desesperada. Eu vinha ao culto, às vezes o seminarista Ruben estava falando e eu nem escutava o que ele dizia.  Eu pedia a Deus, porque eu acreditava que onde tem alguns orando a ele, ali ele está.
Então,_ eu sentia aquela esperança. Eu sabia que ele estava com nós. Deus deu muita força pra mim. Muitas vezes  eu entrava naquele portão ali desesperada, e depois saía daqui com bastante mais fé, mais conformada.
 
Então, é verdade mesmo?  Deus da força ao desesperado?  Dá.
 
Eu sei, porque o profeta falou, e essa amiga de Marília falou, e aquele professor do N.T. e diversos outros confirmaram: eu estava desesperado , mas senti a força que vinha de Deus ao meu lado.
 
O profeta perguntou “mas, então, vocês não sabem que Deus dá força ao cansado?”  
Você sabe?  Você já fez esta experiência?  
Se você mesmo ainda não fez esta experiência, saiba que muita e muita gente, aqui nesta igreja, gente que está sentada contigo agora, aqui mesmo, fez esta experiência e confirma:  
SIM, O DEUS-COMPANHEIRO-DE-SOFRIMENTO DÁ FORÇA AO DESESPERADO. VÁ LÁ, PROCURE QUE VALE A PENA.
Com isso, chegamos ao fim.  Foi uma prédica triste ?
Hoje é Domingo e celebramos culto para louvar a Deus pelo seu dom incomparável em Jesus Cristo, e por isso Deus é o centro de nosso culto, a igreja celebra com júbilo, através de sua aliança o governo de Deus na vida do ser humano, na história, na Igreja e em toda a criação.
Hoje é domingo, Jubilai. Alegrai-vos.
Vocês ouviram uma prédica triste ou uma predica alegre ?
A mensagem que eu procurei transmitir foi a seguinte:  
Você talvez esteja carregando uma cruz pesada demais. Ou talvez um dia lhe caia sobre os ombros uma cruz insuportável. Então, - saiba: É difícil encontrar explicação . É difícil descobrir e encontrar explicação “por que Deus permite”. Ninguém consegue entender os seus pensamentos”. Ninguém.   Até aqui, uma prédica triste?  Talvez.
Mas o resto é alegre. O resto cabe muito bem neste Domingo de culto cristão. Esse Deus, que é eterno e é o criador de tudo, esse mesmo Deus sofreu e sofre contigo; ele não assiste teu sofrimento lá do alto, mas está contigo no chão.
Ele sofreu para que tu pudesses ter esperanças para além do teu sofrimento. Este Deus te dá forças, na hora do teu desespero. Vocês querem notícia mais alegre do que esta?
Então, cantai louvores e jubilai!  Amém irmãos!!  Deus os abençoe ricamente…  
Oremos:
Jesus Cristo, nosso Senhor, graças e louvor a ti, que sofreste conosco, que até hoje confortaste e deste força a tantos irmãos e irmãs, na hora do sofrimento.
Quando a nossa cruz  apertar e se tornar insuportável, lembra-nos que em ti encontramos animo e forças. Enche-nos de alegria, por termos esta possibilidade. Assim te pedimos e agradecemos. Amém .
 
SOLI DEO GLORIA
REV. RUBEN DARIO DAZA B.

2 comentarios:

  1. Respuestas
    1. Amém Nanda, a pregação foi no ano de Seminarista na 2 IPI de Marília. Era bons tempos da caminhada de ministerio pastoral!.

      Eliminar