domingo, 3 de abril de 2011

Pascoa, Permaneçam em Mim

Este mensaje está escrito en Portugués

“...Permaneçam em Mim...”.
(Evangelho de João 15.7) 

Já no final do Seu ministério terreno Jesus instruiu os Seus discípulos sobre o que o que Ele em breve haveria de padecer -Sua morte, ressurreição e glorificação. Alertou-os acerca da perseguição que cairia sobre os Seus seguidores, mas também os animou com a promessa do Espírito Santo que seria derramado sobre eles para revestí-los de  poder e coragem, para a pregação do Evangelho da Graça diante de todos os homens... até a Sua volta. 

Alertou-os, também, sobre o tipo de cristão e  Igreja que desejava ter como instrumento de força para a transformação da sociedade, ou seja, preceituou sobre os valores por Ele requeridos como marca que caracterizariam Seus verdadeiros seguidores: renúncia, desprendimento, dedicação, fidelidade, coerência no falar e no viver, lealdade, autenticidade e amor incondicional. Contudo, Jesus sabia das limitações e fraquezas dos Seus seguidores. 

  Portanto, incapazes de executar, sozinhos, tão importante missão. Por isso, revestiu-os de um poder especial pela inter-mediação do Espírito Santo. É Ele Quem nos instrui, sustenta e anima. É  o Espírito Santo Quem constantemente nos prepara, e lembra de tudo que temos a cumprir, e como devemos ser e agir.

     O Senhor que chama, também capacita. As promessas feitas aos apóstolos foram cumpridas na pregação apostólica e na composição das escrituras do Novo Testamento. Promessas que continuam a ser cumpridas na vida do Seu povo. 

“... ninguém pode dizer: Senhor Jesus! 
Senão pelo Espírito Santo”,  

  (I Coríntios 12.36.) 

          Ninguém é capaz de reconhecer e professar a sua fé em Jesus Cristo como Único e Suficiente Salvador, a não ser pela ação do Espírito Santo de Deus. É o Espírito Santo que penetra na nossa mente confirmando que somos eleitos do Senhor, “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”, Romanos 8:16. E, é Ele que nos mantém unidos a Cristo e torna a nossa vida cristã produtiva. A ordem é: “Permaneçam em mim...”. O cristão não frutifica sem estar unido a Cristo e sem ter comunhão com Ele. A união viva com Cristo é totalmente necessária; sem ela, não existe cristão nem Igreja, pois Ele mesmo disse: “Sem mim nada podeis fazer”.

           Devemos, portanto, aceitar com toda a humildade que o Corpo Místico de Cristo, Sua Igreja,  só cresce de maneira consistente e uniforme, quando reconhece que todo o sucesso depende do senhorio absoluto de Jesus e de Sua fidelidade para conosco.
       
A Ele toda a glória e toda a honra. Amém.

Rev. RUBEN DARIO DAZA

2 comentarios:

  1. Oi Rev. Ruben, gostei de o seu escrito, ele é muito edificante, sentí muita paz ao lê-lo. Na verdade precisamos ainda desse Jesus quem é sensível às necesidades do homem pobre e necessitado. Um abraço e Deus te abençoe!

    ResponderEliminar
  2. Oi Papai, gostei de seu blog. Ele é muito legal, das musicas e da mensagem... A minha Avô deu uma lida também e falou que é muito interessante que o seu pai esteja espalhando o Reino de Deus e a sua justiça. Parabens!

    ResponderEliminar