lunes, 27 de junio de 2011

Jesus, Senhor de Toda a Narureza







“ E Jesus repreendeu o vento e disse ao mar: “Aquiete-se! Acalme-se”!
O vento se aquietou, e fez-se completa bonança” .
( Evangelho de Marcos 4:39)
Embora muitos hoje achem difícil aceitar a realidade dos milagres, o Novo Testamento deixa claro que Jesus é Senhor, não somente sobre a Sua Igreja, mas também sobre a totalidade da criação. João declara que, “Todas as coisas foram feitas por intermédio d´Ele; sem Ele, nada do que existe teria sido feito” ( Evnagelho de João 1:2). Ele é o Senhor de toda a natureza!

Muitos fatos que acontecem na nossa vida são como verdadeiras tempestades ou terremotos que nos entristecem , e abatem.

Somos, por isso, tentados a pensar que Deus não se preocupa conosco, e que nossos problemas não têm solução. A Bíblia afirma reiteradamente que Deus governa todo o universo, e também cuida de nós como indivíduos e está disponível para ser “buscado e achado” ( Livro do profeta Isaías 65:1).  


Desde a antiguidade os escritores sagrados falavam sobre o domínio que Deus exerce sobre todas as coisas. “A Deus pertence o domínio e o poder; Ele faz reinar a paz nas alturas celestes” ( Livro de Jó 25:2); “O Senhor preside aos dilúvios; como rei, o Senhor presidirá para sempre” (Salmo 29:10); “Dominas a fúria do mar; quando as suas ondas se levantam, tu as amainas”(Salmo 89:9).    


Os evangelistas Mateus, Marcos e Lucas, narrando como Jesus acalmou a tempestade no mar da Galiléia, procuram ilustrar o tremendo poder do Senhor, mostrando aos leitores a validade das reivindicações messiânicas de Jesus, visto que nada era difícil demais para Ele. 


“É bom lembrar que muito cedo um barco servia de símbolo da igreja na arte cristã. Seria natural que a Igreja primitiva, oprimida por fortes perseguições, visse, nesta experiência, um paralelo com sua situação. No meio de toda provação, Jesus está, realmente, com Sua Igreja, não havendo, portanto, nem razão para o temor, ainda que Seu auxílio pareça demorar”. Nas horas de medo e incertezas, não tenhamos vergonha de mostrar nossas fraquezas. Afinal, quem não tem medo de alguma coisa?


O medo é natural nos seres humanos, por isso, os discípulos disseram a Jesus: “Mestre! Nós vamos morrer! O Senhor não se importa com isso?” ( Evangelho de Marcos. 4:38). 


Portanto, podemos confiar n´Ele como Salvador e Senhor. Afinal de contas, Aquele que é o Senhor de toda a natureza e administra com sabedoria e poder todo o universo, não seria capaz de amainar os temporais ou tempestades que, às vezes caem sobre nós? Esse milagre sobre a natureza, feito por Jesus , mostra que Ele, como Criador, tem poder sobre todo o universo e não apenas na terra. “... sem Ele, nada do que foi feito se fez”( Evangelho de João 1:3).                       


No Seu ministério terreno, Jesus demonstrou poder sobre as forças naturais e sobrenaturais; sobre forças físicas e espirituais, portanto, sobre os oprimidos do diabo, aos quais Ele curou e libertou.


Jesus disse aos discípulos: “Coragem, sou Eu! Não tenha medo! (Mat.14:28). Suas palavras são eternas e têm hoje o mesmo poder.


“Dizer que alguém é um caso perdido, ou que não há solução para certas situações, é o mesmo que afirmar que Deus é incompetente”


Embora a tempestade estivesse forte, o homem Jesus, vencido pelo cansaço, estava dormindo( Evangelho de Marcos. 4:38). A humanidade de Jesus é notável neste texto e também em outros Evangelhos: Ele se cansava, tinha sede, fome e tinha sono, emocionava-se, chorava. Por isso, podemos recorrer a Ele porque, na Sua humanidade sabe o que sentimos e, na Sua divindade, nada é impossível para Ele. Tudo está sob o Seu controle!.


Na hora das tempestades da vida, clamemos por Jesus e Ele, certamente nos dirá: não tenham medo, vocês não estão sós! Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos” ( Evangelho de Mateus.28:20)

Rev. Ruben Dario Daza B.


____________________________________________
Para lêr ISAÍAS : 63, 1- 6: Um Estudo Exegético, clike no seguinte Link: http://teologiaycienciarubedaza.blogspot.com/2011/10/isaias-63-1-6-um-estudo-exegetico.html
 
 
Para lêr DISSERTAÇÃO EXEGÉTICA DE 1CORÍNTIOS 12,31b – 13,13, Clique no seguinte Link: http://teologiaycienciarubedaza.blogspot.com/2011/11/dissertacao-exegetica-de-i-corintios.html
 
 
Para lêr Reflexão Pastoral: Provérbios 13,22, clike no seguinte Link: http://teologiaycienciarubedaza.blogspot.com/2011/09/reflexao-pastoral-proverbios-1322.html
 
 
Paea lêr PAUL TILLICH: Dinâmica da Fé, clike no seguinte Link: http://teologiaycienciarubedaza.blogspot.com/2011/10/paul-tillich-dinamica-da-fe.html
 
 
Para lêr SALVAÇÃO EM DEUS E A CURA: Uma Proposta de trabalho, clike no seguinte Link: http://teologiaycienciarubedaza.blogspot.com/2011/10/salvacao-em-deus-e-cura-uma-proposta-de.html
 
 
Para lêr TEOLOGIA SISTEMÁTICA: A CURA FISICA COMO AÇÃO SALVÍFICA DE DEUS, clike no seguinte Link: http://teologiaycienciarubedaza.blogspot.com/2011/10/teologia-sistematica-cura-fisica-como.html
 
 
Para lêr Teologia e a Libertação na teologia latino-americana e suas contribuições na América Latina, clike no seguinte Link: http://teologiaycienciarubedaza.blogspot.com/2011/08/teologia-e-libertacao-na-teologia.html
 
 
Para lêr AQUELE COM QUEM SE PODE CONTAR , clike no seguinte Link: http://teologiaycienciarubedaza.blogspot.com/2011/07/aquele-com-quem-se-pode-contar.html

No hay comentarios:

Publicar un comentario en la entrada