domingo, 21 de agosto de 2011

Teologia e a Libertação na teologia latino-americana e suas contribuições na América Latina






Desde a queda do Muro de Berlim, foram muitos os críticos que se precipitaram a
declarar a morte da teologia da libertação. A maioria o fez porque viu nela apenas uma apologia do socialismo do caduco estilo soviético. No entanto, esse certificado de morte parece ter sido emitido prematuramente.

Resumo: O objeto de nosso estudo é a relação entre a teologia e a libertação. Analisa-se a questão da libertação na visão histórica e sistemática no âmbito da teologia latino-americana e das suas contribuições na América Latina.
Palavras-chave: América Latina, Teologia Latino-americana.
 



A questão de Deus está presente na reflexão teológica latino-americana, embora não seja tratada de maneira tão direta como no caso da teologia européia . “Na teologia da libertação privilegia-se a mediação histórica que favorece o acesso ao Deus da vida” . Sua preocupação inicial não consiste em descrever a verdadeira essência de Deus, mas experimentar a realidade desse Deus mediante a prática concretizadora do seu Reino. A atenção concentra-se no gesto que atualiza na história a vontade libertadora de Deus. Na perspectiva da libertação, em primeiro lugar vem o silêncio da mística e a da ação, só posteriormente é que vem a sua reflexão articulada sobre Deus .


Assim, o Evangelho de Jesus Cristo é mensagem de força e libertação (Instrução sobre alguns aspectos da Teologia da Libertação, Introdução). A libertação é antes de tudo e principalmente libertação da escravidão do pecado. Seu objetivo e seu termo é a liberdade dos filhos de Deus, que é o dom da graça. E que, por sua vez, exige uma libertação de muitas outras escravidões, de ordem cultural, social e política, que em última instância, impedem os homens de viver de maneira digna aos olhos de Deus (Instrução sobre a liberdade cristã e a libertação, Introdução). A aspiração dos povos à libertação constitui um dos principais sinais dos tempos que a Igreja deve perscrutar à luz do Evangelho.


O ponto de partida da reflexão da América Latina tem um fundamento verdadeiro, pois a primariedade da vida constitui a autêntica mediação da experiência de Deus. Nesta realidade o mistério de Deus manifesta-se nas feições dos oprimidos (Puebla, n. 31). Na perspectiva de Faustino Teixeira: “Na medida em que os oprimidos buscam afirmar sua palavra de vida no contexto de opressão, injustiça e morte, estão expressando e sentido mais profundo da realidade de Deus” . Desse modo, o presente artigo visa abordar a conceituação histórico-sistemática em torno do problema da libertação, seguindo às implicações sobre o tema na teologia latino-americana.


1 A Libertação e o desenvolvimento integral


A palavra desenvolvimento entrou em uso depois da Segunda Guerra Mundial. Ela deixava clara a divisão que havia no mundo entre os países desenvolvidos e os países subdesenvolvidos, ao mesmo tempo em que tratava das condições de superação desta divisão, de forma que toda a humanidade viesse a desfrutar de condições de vida mais dignas. Confundia-se desenvolvimento com crescimento econômico. O objetivo consistia, no crescimento da riqueza, em decorrência do qual o bem estar alcançaria todos. Os evidentes limites desta concepção junto com uma antropologia mais exata na compreensão da condição do homem fizeram com que o desenvolvimento passasse a ser considerado um processo social mais amplo. 


Além do aumento da riqueza e da melhoria nas condições de vida, as demais esferas da sociedade deveriam ser atingidas. Um passo mais adiante, e se alcançou à perspectiva humanística de desenvolvimento entendido como “reciprocidade de serviços” em vista da “reciprocidade de consciências” .



Em 1964 o regime militar instaurado no Brasil conheceu duas fases, uma mais liberal e outra mais ditatorial, segundo a corrente que prevalecia. É interessante observar, que não houve um ditador, sendo preservada a rotatividade do poder. Os militares tentaram realizar um projeto desenvolvimento para o país, mas razões de ordem política, social e econômica fizeram com que malograsse, não embora a modernização alcançada por outros setores. O entusiasmo pelo desenvolvimento diminuiu sem chegar, no entanto, a desaparecer.


Considerado um desafio para o homem, e sendo de recente introdução nos textos do Magistério eclesiástico, o desenvolvimento integral entrou para o ensino social da Igreja. Estas perspectivas insinuam-se já a presença dos temas da dependência e da libertação no Concílio Vaticano II que assinala: “Cada dia aumenta mais a distância e muitas vezes ao mesmo tempo a sua dependência também econômica de outras nações mais ricas e em progresso mais rápido” . Mais adiante reconhece que “embora todos os povos se tenham tornado autônomos, ainda falta muito para que sejam livres das desigualdades excessivas e de toda a forma de dependência”.


Tais questões levam a vislumbrar a necessidade de vencer esta dependência e libertar-se dela. A mesma Constituição, ao falar em duas ocasiões de libertação, lamenta que esta seja vista de modo exclusivo como fruto de esforços humanos: “Outros porém esperam uma verdadeira libertação da humanidade somente pelo esforço humano. Estão persuadidos de que o futuro reino do homem sobre a terra haverá de satisfazer todos os desejos de seu coração” . Ou, que a libertação seja reduzida a um horizonte puramente social e econômico: “Entre as formas do ateísmo hodierno não deve ser esquecida aquela que espera a libertação do homem, principalmente da sua libertação econômica e social” .  Isto afirma de modo claro para que: “se construa um mundo em que todo homem, sem exceção de raça, religião, nacionalidade, possa viver uma vida plenamente humana, liberta das servidões de outros homens e de uma natureza dominada”. Assim, tal temática teve desdobramentos posteriores onde as lideranças da América Latina reconheceram que muitas esperanças não se cumpriram , sem que significasse o abandono do conceito de desenvolvimento pela doutrina social da Igreja. Houve períodos de entusiasmo e quedas no desencanto, sem que o tema tenha sido de todo deixado de lado. Além do Magistério, teólogos, sociólogos, economistas e outros refletiram sobre o desenvolvimento .


A palavra libertação começou a ser utilizada pela “teoria da dependência”. Em sua análise, tal teoria concluíra que depois da Segunda Guerra, o continente latino-americano crescera na economia, mas a vida de seu povo não tinha melhorado. O crescimento não acarretara a independência na economia, de maneira que a América Latina continuava a não participar da economia mundial em condições iguais com outras regiões. Assim sua população continuava pobre e seu papel, subalterno. A passagem do subdesenvolvimento para o desenvolvimento não resultaria de uma evolução gradual, mas requeria uma ruptura , uma libertação . Daí, a reflexão teológico-pastoral assume tal conceito e o aprofunda, de tal modo que libertação passa a designar o projeto de revelação/salvação que Deus realiza em Jesus, ao mesmo tempo em que destaca seu vínculo do projeto com a realidade social. “Em tal perspectiva, falar de processo de libertação começa a parecer mais adequado e mais rico de conteúdo humano. Libertação exprime, com efeito, o ineludível momento de ruptura, alheio ao uso corrente do termo desenvolvimento” .



2 A Libertação na Teologia Latino-Americana


A Teologia da Libertação é um complexo fenômeno teológico e eclesial na qual podemos distinguir algumas etapas : A fase de preparação (1962-68): do início do Concílio Vaticano II com seu programa de atualização, à segunda Conferência do Episcopado Latino-Americano em Medellín, que representa a aceitação do Concílio Vaticano II pela Igreja da América Latina. A fase de formulação (1968-75): da Conferência de Medellín de 1968, até 1975, ano que já se encontravam disponíveis os principais estudos nesta nova perspectiva, onde os teólogos latino-americanos de libertação entram em contato com as demais formas de libertação. Esta segunda fase comporta uma ulterior periodização: a) o período da formulação em sentido estrito (1968-1972): da Conferência de Medellín à 1972, ano em que a teologia da libertação perde seu entusiasmo inicial. b) um período posterior caracterizado pela assunção do tema do cativeiro e do exílio (1972), que encontrou uma expressão, sobretudo de Leonardo Boff com a Teologia do cativeiro e da libertação.


A fase de sistematização (a partir de 1976), quando os teólogos da nova geração, começam um período que vêem a teologia da libertação motivada em refletir sobre o seu próprio método e a repensar nesta nova perspectiva os principais temas da teologia, em particular, cristologia e eclesiologia.
Assim, Rosino Gibellini reflete seus marcos:

O primeiro esboço da teologia da libertação era apresentado por Gustavo Gutiérrez em uma conferência realizada na cidade de Chimbote (Peru) em julho de 1968, algumas semanas antes da Conferência de Medellín (24 e outubro de agosto – 6 de setembro de 1968) e publicada no ano seguinte com o título Hacia uma teologia de la liberación (1969), da qual nascerá, por ampliações e aprofundamentos posteriores, sua Teologia da Libertação, publicada em Lima em dezembro de 1971, que constitui o primeiro tratado sistemático da teologia da libertação. O livro de Gutiérrez, porém, era apenas a ponta emergente de um iceberg: a teologia da libertação rapidamente se delineava como uma nova fronteira da teologia e como um movimento eclesial .


A Teologia da libertação surge da consciência de uma reflexão teológica sobre a situação dramática e conflitiva da sociedade latino-americana, marcada pela existência de um forte sentimento religioso e de uma firma adesão ao cristianismo, por uma parte, e por outra, pelas sensíveis desigualdades no plano cultural, econômico e social . O Concílio Vaticano II e a Conferência de Medellín são marcos de referência sem os quais seria impossível pensar esta teologia . O Vaticano II foi a guinada que marcou os rumos da Igreja e da teologia no mundo contemporâneo: depois de séculos de hostilidade declarada com o mundo moderno, a Igreja se reconciliava com esse mundo que se revelava mais complexo aos nossos olhos. Já a Conferência de Medellín, tornou-se marco miliário para a Teologia da Libertação, chegando a se confundir com seu próprio nascimento. “O espírito de Medellín” constitui-se em verdadeira bandeira de libertação, alimentando a teologia de mesma inspiração . Medellín introduz e usa a linguagem da “libertação” a fim de iluminar as tarefas da Igreja na presente situação da América Latina .


Nesta Conferência, uma nova “reflexão” se manifesta em estado germinal e que inspira alguns de seus documentos, particularmente o primeiro deles, sobre a Justiça, e o segundo, sobre a Paz; por sua vez, Medellín, ainda que jamais use a expressão “Teologia da Libertação”, pode-se afirmar que influiu na elaboração de um projeto teológico no continente. Diante disso, pode-se assinalar que: “a Teologia da Libertação só podia nascer onde nasceu: no momento histórico preciso em que um continente empobrecido e reconhecido como cristão tomava consciência dessa situação contraditória tanto do ponto de vista da análise social quanto do ponto de vista da fé cristã” .


A Conferência de Puebla (27 de janeiro – 13 de fevereiro de 1979), a respeito do tema A evangelização no presente e no futuro da América Latina, não embora a longa preparação, terminou como uma afirmação de Medellín. No Documento conclusivo faz-se uma declaração: “Afirmamos a necessidade de uma conversão de toda a Igreja para uma opção preferencial pelos pobres, no intuito de sua libertação integral” (Puebla, n. 1134). Seguindo as orientações das questões que surgiram de lá, insistindo na especificidade da mensagem evangélica, emanada de sua origem divina, recordou-se quais são os três pilares sobre os quais deve se assentar uma autêntica teologia da libertação: a verdade sobre Jesus Cristo, a verdade sobre a Igreja e a verdade sobre o homem (Instrução sobre alguns aspectos da Teologia da Libertação, n. 8). A expressão “libertação integral” que acompanha freqüentemente o termo libertação no Documento de Puebla, quer ressaltar que tal opção não pode esquecer nem o aspecto interior e pessoal (libertação do pecado pessoal), nem o aspecto histórico (libertação da atual situação sócio-política), denominada como pecado social.
 

Daí que a libertação no contexto da América Latina não é apenas um tema teórico desenvolvido pela teologia, mas principalmente uma situação real que envolve a vida e a experiência do povo latino-americano nestes últimos anos. O que se denominou a irrupção histórica dos pobres no continente significa a expressão em movimento da firme e decidida vontade de afirmação da vida dos pobres contra uma realidade de opressão e de morte. A teologia da libertação aparece num segundo momento .


A emergência do pobre no centro do cenário e da sociedade e da Igreja da América Latina abriu caminhos de grande consideração tanto para a vida cristã, como para a reflexão teológica. O compromisso com a libertação tornou-se assim, o ponto de onde se parte na elaboração de uma reflexão que busca retomar os grandes temas da vida cristã, entre os quais ocupa um lugar premente o tema da salvação. O Documento de Puebla, retomando as reflexões da Conferência de Medellín e da exortação, dá uma atenção ao tema da libertação integral, na seção dedicada à Dignidade humana.


A Teologia da Libertação, de fato, floresceu no seio de setores progressistas da Igreja Católica, defendida por teólogos do porte de Gustavo Gutiérrez, José Coblin e Frei Betto, além de Leonardo Boff – este, aliás, tornou-se uma espécie de personificação do movimento no Brasil. Combatido com vigor pelo Vaticano, o frei Boff foi exortado a abandonar suas teses pelo então cardeal Joseph Ratzinger, homem forte da Santa Sé e que, em 2005, acabou chegando ao papado. Abandonando voluntariamente o sacerdócio, suas idéias sofreram um certo esvaziamento nas duas últimas décadas.

Devido à sua ligação com pensadores católicos, a Teologia da Libertação acabou sendo associada à Igreja Romana. No entanto, um detalhe é pouco sabido e quase sempre ocultado: esta vertente da fé cristã, de cunho fortemente social, possui uma raiz fortemente evangélica. Movimentos populares e até mesmo revolucionários de contestação à pobreza, miséria e desigualdade social foram atuantes durante toda a história do protestantismo. Ainda no século 15, antes mesmo da Reforma luterana, seguidores radicais do pré-reformador João Huss, os chamados taboritas, apregoavam a luta armada para o estabelecimento do Reino de Deus na terra, onde reinaria a justiça e paz. Esta liberdade “não se alcança verdadeiramente sem a libertação integral e é, em sentido válido, meta do homem segundo a nossa fé, uma vez que para a liberdade é que Cristo nos libertou (Gl 5,1)” . Considera que a liberdade está na capacidade que todos os homens têm no sentido da construção de uma comunhão “em três planos inseparáveis: a relação do homem com o mundo como senhor, com as pessoas como irmão e com Deus como filho” . Três planos que estão ligados e cuja unidade “aparecem melhor as exigências de comunhão e participação que brotam desta dignidade” .


No plano da transcendência, a comunhão ou ruptura com Deus se dá na medida em que a liberdade humana se abre à aceitação e filial com Deus; ou ao contrário, repele ou desprezo deste amor. Estas duas opções, identificadas pela revelação como graça e pecado, “não se realizam a ser estendendo-se simultaneamente aos outros dois planos” . O vínculo estabelecido entre o Deus como filho e com o irmão é, obra da justiça:
O amor de Deus que nos dignifica radicalmente se faz necessariamente comunhão de amor com ou outros homens e participação fraterna; para nós, hoje em dia, deve tornar-se sobretudo obra de justiça para com os oprimidos, esforço de libertação para quem mais precisa.


Verifica-se o laço com o primeiro plano. O amor de Deus no amor ao irmão comporta exigências concretas, que se traduzem num compromisso efetivo ao nível das estruturas sociais:


Não se pode atualmente, na América Latina, amar de verdade o irmão, nem portanto a Deus, sem que o homem se comprometa em nível pessoal e, em muitos casos, até em nível estrutural com o serviço e promoção dos grupos humanos e dos estratos sociais mais pobres e humilhados, arcando com todas as conseqüências que se seguem no plano destas realidades temporais.


A ruptura com o dom de Deus, traz inevitáveis conseqüências ao nível das relações pessoais:
A atitude de egoísmo, de orgulho, de ambição e inveja que geram injustiça, dominação e violência em todos os níveis; corresponde a luta entre indivíduos, grupos, classes sociais e povos bem como a corrupção e o hedonismo, a exacerbação sexual e a superficialidade nas relações humanas.


O pecado é uma realidade que corrompe a dignidade humana e somente mediante a participação na nova vida oferecida por Cristo assim como no mistério de sua morte e ressurreição é que se dá a sua definitiva superação.


Como alude a Conferência, este mistério deve ser vivido nos três planos mencionados, sem que nenhum deles seja exclusivo: “Assim, não o reduziremos nem ao verticalismo da união espiritual com Deus desencarnada, nem ao simples personalismo existencial feito de laços entre indivíduos ou pequenos grupos nem muito menos ao horizontalismo sócio-econômico-político”.


A Teologia da Libertação não é mais uma teologia genitiva dentre tantas; ela não propõe apenas um novo tema, e sim uma nova maneira de fazer teologia . Para evitar que a tal teologia seja confundida com uma teologia do genitivo, Hugo Assmann evita o genitivo gramatical “teologia da libertação”, e fala de Teologia desde la práxis de la liberación , já outros, falam de reflexão teológica em torno de um contexto de libertação.


Gustavo Gutiérrez em La pastoral de la Iglesia latinoamericana (1968) definia a teologia como “uma função crítica da ação pastoral da Igreja”, em Teologia da Libertação, defini-se como “reflexão crítica da práxis história á luz da Palavra” . Tal teologia é entendida como ato segundo, que pressupõe um ato primeiro, a qual é preciso refletir. “A teologia é reflexão, atitude crítica. Primeiro, é o compromisso de caridade, de serviço. A teologia vem depois, é o ato segundo” .


É relevante ter em conta que falar de um primeiro e segundo momento não é apenas uma questão metodológica, mas é um modo de entender e viver a fé, sobretudo sua espiritualidade. Ou seja, a experiência espiritual vem primeiro, a teologia depois, sendo necessário refletir teologicamente uma experiência espiritual, confrontando com a Palavra, bem como as maneiras de entender o seguimento de Jesus.


Ou, como se pronuncia Leonardo e Clodovis sobre a questão:
O primeiro momento é de contemplação silenciosa e dolente como se estivéssemos diante de uma presença misteriosa, que chama a atenção. Em seguida, esta presença fala. O Crucificado presente nos crucificados chora e grita: “Tenho fome, estou aprisionado, encontro-me nu” (Cf. Mt 25-31-46). Aqui se exige, mais que contemplação, uma ação eficaz que liberta. O Crucificado quer ressuscitar. Estamos a favor dos pobres somente quando, junto com eles, lutamos contra a pobreza injustamente criada e imposta a eles. O serviço solidário ao oprimido significa então um ato de amor ao Cristo sofredor, uma liturgia que agrada a Deus.


Sendo porém, América Latina um continente predominantemente católico, este novo enfoque teológico estava muito relacionado com os acontecimentos teológicos e pastorais da Igreja Católica Romana, conquanto desde o princípio tratou-se de uma iniciativa ecumênica. O próprio termo de teologia “da libertação” foi proposto quase simultaneamente pelo sacerdote católico romano Gustavo Gutiérrez, de Peru, e o teólogo presbiteriano Rubem Alves, do Brasil.


Por tudo isso não surpreende que nos anos setenta e oitenta, a teologia da libertação tivesse uma forte influência no movimento ecumênico, incluído o Conselho Mundial de Iglesias (CMI). A relevância das ações que promoveu a favor das lutas pelos direitos humanos nos países latino-americanos sob ditaduras militares, o desenvolvimento de métodos efetivos para superar o analfabetismo (como fez Paulo Freire, pedagogo brasileiro exilado e assessor do CMI em matéria de educação) e o combate contra o racismo, sobretudo na África do Sul, foi amplamente reconhecida.

Quanto ao enfoque contextual destinado a refletir de maneira crítica sobre a práxis do povo de Deus, a teologia da libertação nunca teve como objetivo converter-se numa construção teórica dogmática e estática. Seu propósito não era destacar um tema teológico que tinha sido descuidado, senão o de propor uma nova maneira de fazer teologia. Como é natural, ao longo dos anos foi mudando. Se no princípio centrou-se nas condições de vida dos pobres, logo foi incorporando outras problemáticas, tais como os povos indígenas, o racismo, as desigualdades de gênero e a ecologia.

Na atualidade, a teologia da libertação também se ocupa da interpretação das culturas e de questões antropológicas como, por exemplo, da tentação do poder. O empenho por conseguir uma sociedade mais justa na qual haja “lugar para todos” persiste, mas a forma de chegar a ela passou a ser através da ação da sociedade civil.

A influência da teologia da libertação vai além do âmbito das igrejas. Já se mencionou sua contribuição para acabar com as ditaduras militares na América Latina e com o apartheid na África do Sul. Hoje, ajuda a configurar os esforços políticos latino-americanos dirigidos ao estabelecimento de um modelo de democracia que supere a pobreza e as injustiças sociais. Vários presidentes latino-americanos –Lula da Silva no Brasil, Morales na Bolívia, Correa no Equador, Ortega na Nicarágua e Lugo no Paraguai – tiveram, de diferentes maneiras, contato com comunidades cristãs de base e teólogos da libertação.

Assim, a teologia a libertação é uma teologia da fé que age; é uma teologia desde e sobre, que parte da práxis e reflete a práxis das comunidades cristãs; é um pensar que acompanha caminhos de libertação. Por sua vez, a fé não se torna discurso sobre a história, e sim, práxis na história, a respeito da qual a tal teologia é chamada a refletir. De acordo a definição posta por Leonardo Boff , citada por Gibellini, “a teologia da libertação, pois, significa: reflexão crítica sobre a práxis humana (dos homens em geral dos cristãos em particular), á luz da práxis de Jesus e das exigências da fé”.


Referências bibliográficas


ANDRADE, Paulo Fernando. Novos paradigmas e Teologia Latino-americana. In: ANJOS, Márcio Fabri. (Org). Teologia e Novos Paradigmas. São Paulo: Soter/Loyola, 1996. p. 49-62.
BETTO, Frei. Fé e Política na perspectiva Latino-Americana. Disponível em: <htpp://www.brasil.terravista.pt/ipanema/2610/betto.htm> Acesso em: 30 de set. de 1999.
BOFF, Leonardo. A fé na periferia do mundo. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1983.
______. O Caminhar da Igreja com os oprimidos. Petrópolis, Vozes, 1988.
______. Eclesiogênese. Petrópolis: Vozes, 1977.
______. Do lugar do pobre. Petrópolis: Vozes, 1985.
BOFF, L; MIRANDA, Márcia. Fé e Política: suas articulações. Rio de Janeiro, 1999. Disponível em: <http: //www.brasil.terravista.pt/ipanema/2610/boff.htm> Acesso em: 30 de set. de 1999.
______. Teologia e Prática. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1993.
______. Como vejo a teologia latino-americana trinta anos depois. In: SUSIN, Luiz Carlos. (Org.). O mar se abriu: Trinta anos de Teologia na América Latina. São Paulo: Loyola, 2000. pp. 79-85.
BOFF, Clodovis; BOFF, Leonardo. Como fazer Teologia da Libertação. Petrópolis: Vozes, 1986.
BUTTIGLIONE, Rocco. Ação política e libertação. Communio, Rio de Janeiro, v. VII, n. 50, p. 104-120, abr-jun. 1990.
CAMACHO, Ildefonso. Doutrina social da Igreja. São Paulo: Loyola, 1995.
______. Os sínodos de 1971 e 1974: A justiça no mundo e a Evangelli Nuntiandi. In: ______. A Doutrina social da Igreja. São Paulo: Loyola, 1995.
______. A Doutrina social da Igreja na América Latina: Medellin e Puebla. In: ______. Doutrina social da Igreja. São Paulo: Loyola, 1995. p. 455-485.
CÂMARA, Hélder. Mensagem de D. Hélder Câmara na Tomada de posse como Arcebispo de Olinda e Recife. Revista Eclesiástica Brasileira, Petrópolis, v. 24, fasc 2, p. 381-385, jun. 1964.
CARVALHEIRA et alli. O Sínodo de 1974. A evangelização no mundo contemporâneo: Reflexões teológico-pastorais. São Paulo: Loyola, 1975.
CECHINATO, Luiz. Puebla ao alcance de todos. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 1981.
CERESCO, Anthony. Introdução ao Antigo Testamento numa perspectiva libertadora. São Paulo: Paulus, 1996.
CODINA, Víctor. Para compreender a Eclesiologia a partir da América Latina. São Paulo: Paulinas, 1993.
COMBLIN, José. Evangelização e Libertação. Revista Eclesiástica Brasileira, Petrópolis, v. 37, fasc. 147, p. 569-597, set. 1977.
CONCLUSÕES DA II CONFERÊNCIA GERAL DO ESPISCOPADO LATINO-AMERICANO. A Igreja na atual transformação da América Latina à luz do Concílio. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1971.
CONCLUSÕES DA III CONFERÊNCIA GERAL DO EPISCOPADO LATINO-AMERICANO. Evangelização no presente e no futuro da América Latina. Puebla: conclusões. São Paulo: Paulinas, 1979.
CONCLUSÕES DA IV CONFERÊNCIA GERAL DO EPISCOPADO LATINO-AMERICANO. Nova evangelização, promoção humana e cultura cristã. Santo Domingo. Petrópolis: Vozes, 1992.
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Comunidades eclesiais de base na Igreja do Brasil. São Paulo: Paulinas, 1982. (Série Documentos da CNBB 25).
CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ. Instrução sobre alguns aspectos da Teologia da Libertação. Petrópolis: Vozes, 1984.
______. Instrução sobre a liberdade cristã e a libertação. Petrópolis: Vozes, 1986.
______. Instrução sobre a vocação eclesial do teólogo. 2 ed. São Paulo: Paulinas, 1999.
______. A Igreja ícone da Trindade. Breve eclesiologia. São Paulo: Loyola, 1987.
FÚSSEL, Kuno. Teologia da Libertação. In: EICHER, Peter. (Org.). Dicionário de conceitos fundamentais de Teologia. São Paulo: Paulus, 1993. p. 865-870.
GARCIA-RUBIO, A. Teologia da Libertação. São Paulo: Loyola, 1983.
GIBELLINI, Rosino. A Teologia do século XX. São Paulo: Loyola, 1998.
GONZÁLEZ, Carlo Ignácio. La Teologia de la Liberacción a la luz del Magistério de Juan Pablo II em América Latina. Gregorianum, Roma, v. 37, n. 1, p. 5-46, 1986.
GOPPEGUI, J. A. Ruiz de. Caminhos de libertação. Caminhos da Igreja. São Paulo: Loyola, 1973.
GUTIERREZ, Exequiel. De Leão XIII a João Paulo II: Cem anos de Doutrina social da Igreja. São Paulo: Paulinas, 1995.
GUTIÉRREZ, Gustavo. O Deus da Vida. 2 ed. São Paulo: Loyola, 1992.
______. Teologia da Libertação. Perspectivas. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 1985.
______. Situação e tarefas da Teologia da Libertação. In: SUSIN, Luiz Carlos. (Org.). Sarça Ardente: Teologia na América Latina: prospectivas. São Paulo: Paulinas, 2000. p. 49-77.
HACKMANN, Geraldo Luiz Borges. A Amada Igreja de Jesus Cristo. Porto Alegre: Edipucrs, 2003.
LIBÂNIO, João Batista. Cenários da Igreja. 3 ed. São Paulo: Loyola, 2001.
LIBÂNIO, João Batista; ANTONIAZZI, Alberto. Vinte anos de teologia na América Latina e no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1994.

MOLTMANN, Jurgen. Teologia Latino-americana. In: SUSIN, Luiz Carlos. (Org.). O mar se abriu: Trinta anos de Teologia na América Latina. São Paulo: Loyola, 2000. p. 225-231.
PASTOR, Félix. Inculturação e Libertação. Perspectiva Teológica, São Leopoldo, ano XI, n. 25, p. 281-202, set-dez, 1979.
______. Ortopraxis e Ortodoxia. El debate teológico sobre Iglesia y liberación em la perspectiva del Magistério eclesial. Gregorianum, Roma, vol. 70, n. 4, p. 689-739, 1989.

SOLI DEO GLORIA.

REV. RUBEN DARIO DAZA

Para lêr em portuês sobre outros temas:

1.- Jesus tem o controle de toda a Natureza. Link: http://teologiaycienciarubedaza.blogspot.com/2011/03/jesus-senhor-de-toda-natureza.html

2.- Jesus vem a nosso encontro. Link: http://teologiaycienciarubedaza.blogspot.com/2011/04/jesus-vem-nosso-encontro.html

3.- Pascoa, permaneçam em mim. Link: http://teologiaycienciarubedaza.blogspot.com/2011/04/pascoa-permanecam-em-mim_03.html

4.- As Palmas das Mãos de Deus. Link: http://teologiaycienciarubedaza.blogspot.com/2011/06/as-palmas-das-maos-de-deus.html

5.- A teologia de Libertação e o Protestantismo Brasileiro. Link: http://teologiaycienciarubedaza.blogspot.com/2011/06/teologia-da-libertacao-e-o.html

6.- Aquele com quem se pode contar. Link: http://teologiaycienciarubedaza.blogspot.com/2011/07/aquele-com-quem-se-pode-contar.html

7.- A Vitória Definitiva do Crente Sobre a Morte: A Vida. Link: http://teologiaycienciarubedaza.blogspot.com/2011/07/vitoria-definitiva-do-crente-sobre.html

8.- Ensina-os a contar os nossos dias.Link: http://teologiaycienciarubedaza.blogspot.com/2011/08/ensina-nos-contar-os-nossos-dias.html

9.- Teologia e a Libertação na teologia latino-americana e suas contribuições na América Latina. Link: http://teologiaycienciarubedaza.blogspot.com/2011/08/teologia-e-libertacao-na-teologia.html

10.- Reflexão Pastoral: Provérbios 13,22. Link: http://teologiaycienciarubedaza.blogspot.com/2011/09/reflexao-pastoral-proverbios-1322.html

11.- A Volta de Cristo: Uma Reflexão Cristã abordando J. Moltmann. link: http://teologiaycienciarubedaza.blogspot.com/2011/09/o-que-penso-sobre-volta-de-cristo.html

12.- Deus é Luz: Link: http://teologiaycienciarubedaza.blogspot.com/2011/09/deus-e-luz.html

13.- ISAÍAS : 26, 1- 6: Um Estudo Exegético. Link: http://teologiaycienciarubedaza.blogspot.com/2011/09/i-texto-1.html

14.- ECUMENISMO: Uma reflexão Teológica. Link: http://teologiaycienciarubedaza.blogspot.com/2011/10/ecumenismo-uma-reflexao-teologica.html

15.- PAUL TILLICH: Dinâmica da Fé. Link: http://teologiaycienciarubedaza.blogspot.com/2011/10/paul-tillich-dinamica-da-fe.html

16.- ISAÍAS : 63, 1- 6: Um Estudo Exegético. Link: http://teologiaycienciarubedaza.blogspot.com/2011/10/isaias-63-1-6-um-estudo-exegetico.html

17.- A CURA COMO AÇÃO SALVÍFICA DE DEUS : Teologia Bíblica do AT. e NT. O tema da Cura consta de tres escritos inéditos sobre a minha monografia no Seminário de 4º ano. Acesse o seguinte link: http://teologiaycienciarubedaza.blogspot.com/2011/10/cura-como-acao-salvifica-de-deus.html

18.- O Estudo do ponto de vista teológico sobre a cura como ação salvífica de Deus. Link: http://teologiaycienciarubedaza.blogspot.com/2011/10/teologia-sistematica-cura-fisica-como.html

19.- A leitura da Bíblia diante dos desafios da realidade atual. Link: http://teologiaycienciarubedaza.blogspot.com/2011/09/julio-paulo-tavares-zabatiero-diretor.html

1 comentario:

  1. Muito bom Rev. Daza, gostei de mais dessa reflexao ao respeito da história da nossa Teologia latinoamericana, espero que vozes mais dispostas para pregar o evangelho e extender o pensamento teológico a partir dos pobres na America Latina, Asia e Africa seja um verdadeiro impacto na nossa espiritualidade... Um abraço

    ResponderEliminar