miércoles, 13 de julio de 2011

AQUELE COM QUEM SE PODE CONTAR




Muitos há que proclamam a sua própria bondade; mas o homem fiel, quem o achará?     Provérbios 20:6
 
AQUELE COM QUEM SE PODE CONTAR -  

Hoje falaremos ao respeito da Fidelidade no Cristão. E examinaremos sobre uma questão importantíssima da vida de todo crente fiel, que determina o selo de garantia de nossa vida cristã, isto é a fidelidade.

        A palavra fidelidade significa lealdade, firmeza, constância. A fidelidade é a marca de qualidade do fiel. Ela é o resultado de um dos dons do Espírito Santo como fruto, ser fiel, ser firme… significa também a firmeza nas afeiçoes, firmeza nos sentimentos, e denota também a observância rigorosa da verdade e na exatidão de seus atos com a fé que se professa.

        Então, fiel significa: que é digno de fé, que cumpre aquilo que se obriga, leal, honrado, íntegro… FIEL É AQUELE QUE NÃO FALHA, FIEL É AQUELE QUE É SEGURO E CERTO, QUE NÃO MUDA; QUE É FIRME, CONSTANTE E PERSEVERANTE.

        A pergunta que não se cala é esta: ¿Pode-se contar com você ?

        FIDELIDADE: Fidelidade não é uma palavra que ouvimos com muita freqüência nos dias de hoje. Geralmente, é reservado a homenagens a aposentados. Depois de 25 anos de serviço fiel, você recebe um relógio de ouro…, isso o escutamos nas grandes empresas. 

        Quando a maioria de nós pensa na palavra fiel, pensa em coisas velhas. Têm alguns que falam assim: Ahhhh! Meu cachorro talvez seja velho e feio, mas é fiel. Meu carro pode ser velho e feio, mas é fiel. Mas o que significa ser fiel?  Significa ser digno de confiança. Significa constante, pessoa de quem se pode depender.

                           A fidelidade é uma qualidade rara.

        A Bíblia diz: “¿O homem fiel quem o achará ? (Provérbios 20:6). Nos dias de hoje, não é fácil encontrar alguém com quem se possa realmente contar. É interessante ver que a Bíblia na linguagem de hoje traduz Provérbios 20:6 desta forma: “Todos dizem que são bons e fieis, mas tente achar alguém que realmente seja!”

        Como pastor, aprendi que nem todos os que se apresentam como voluntários servem de fato até o fim.

          E a pergunta que surge é esta: ¿ Por que a fidelidade é tão importante na vida cristã?. Em primeiro lugar, devemos ser fieis porque Deus é fiel. Em Salmos 33:4 lemos: Pois a Palavra do Senhor é verdadeira; Ele é fiel em tudo o que faz… e considerando que Deus deseja que sejamos iguais a ele, o desejo dele é que aprendamos a ser fiéis.

        Além disso, a fidelidade torna a vida muito mais fácil. A infidelidade é a causa de muitos problemas na vida. Observe o que declara Provérbios 25:19: “Como dente quebrado e pé deslocado é a confiança no desleal, no tempo da angústia”. 

        ¿Você já se perguntou do que o escritor está falando? Ele está dizendo que as pessoas infiéis são um sofrimento – as pessoas infiéis são como uma dor de dente persistente. É como andar mancando. ¿Sabe o que é ter um joanete ou um calo no pé ? Dói !!. 

          Quando você depende de uma pessoa  infiel, nunca pode relaxar. Lá no fundo de sua mente sempre está imaginando: “ ¿Será que ela não vai me decepcionar de novo?” ou: “¿Será que desta vez vai continuar firme?”.     Trabalhar com pessoas inconstantes é extremamente frustrante.

          Todos procuramos fidelidade nos outros quando nos ocupamos de   nossas atividades diárias. Queremos que o carteiro seja fiel entregando suas cartas. Queremos que o pastor seja fiel na suas funções e compromissos. Queremos que os serviços públicos tais como a água, a força elétrica e o telefone sejam fieis na prestação de seus serviços. Queremos que os ônibus sejam fieis no horário de saída e chegada… e assim por diante.
Agora eu vou fazer uma pergunta: ¿ Quem pode contar com você?
Você tem reputação de ser confiável?
Alguém que o conhece bem apostará a vida na sua fidelidade?

         Poucas coisas são mais importantes do que a fidelidade. Você pode ser talentoso, educado e criativo, mas, se não for confiável, seus talentos não valem grande coisa. Alguém já disse: “ A maior capacidade é a confiabilidade”.

         Outro motivo por que devemos ser fieis é que Deus recompensa a fidelidade. Na parábola dos talentos registrada em Mateus 25, Jesus diz que um dia Deus vai nos julgar. Mas esse julgamento não vai avaliar nossa capacidade ou as boas intenções. Deus vai nos julgar e nos recompensar de acordo com a nossa fidelidade. A Bíblia diz que o homem fiel será ricamente abençoado. Portanto, se quiser ser recompensado no céu, deverá aprender a ser uma pessoa fiel, confiável.
        Deus quer que sejamos fiéis em nossos relacionamentos e com os   nossos recursos. Vou sugerir algumas características da fidelidade. Eu as expressarei como imperativos de marcas de qualidade – coisas que você deve fazer para desenvolver a fidelidade em sua vida.
A 1ª marca de qualidade é:
Cumpra as suas promessas: encontramos a seguinte declaração em Provérbios 25:14: “Como nuvens e ventos que não trazem chuvas, assim é o homem que se gaba de dádivas que não dá”.  ¿ Você conhece pessoas assim?  Elas fazem promessas, mas nunca as cumprem. São capazes de dizer: “Eu tenho a intenção”, mas nunca cumprem.

        Tenha cuidado com as promessas que faz. ¿ Você já disse a alguém que vai telefonar depois e então não telefona ?  Você já disse “ O cheque já está no correio”, antes mesmo de enviá-lo?… ¿ Você já prometeu que vai pagar a alguém e depois esqueceu de cumprir?… Irmão, você precisa ser confiável quando diz “Devolvo logo”… ou “mais tarde eu faço”. Cumpra sua palavra!!  Comece a prestar atenção. Você tem de cumprir suas promessas.

        Lemos em Provérbios 20:25: " Laço é para o homem o dizer precipitadamente: É santo e só refletir depois de fazer o voto ". Em outras palavras, é sempre mais fácil entrar do que sair. Você sabe qual é o problema numero 1 no relacionamento de pais e filhos? Ressentimento. Os filhos tem ressentimento dos pais porque as suas promessas foram quebradas.

        Eclesiastes 5:5 declara: “Melhor é que não votes do que votes e não pagues”. Maridos !, ¿ que promessas vocês precisam cumprir? Você prometeu levar a esposa em uma viagem de férias, ou prometeu concertar uma torneira que está pingando… ou… ajudá-la em algum projeto especial? E os filhos?  Prometeu passar mais tempo junto deles ou jogar futebol com eles?

        Quando for confiável, não precisará convencer as pessoas disso. Não vai precisar fazer propaganda. Não terá de dizer “ eu juro”, ou fazer o sinal da cruz, ou… “cruzar os dedos”. Não!! … simplesmente dirá que fará uma coisa e então a fará.        Jesus disse que o nosso sim deve ser sim e o nosso não deve ser não. (Mateus 5:37). Com o tempo, a sua história falará por si mesma. Outros sentirão confiança porque podem contar com você. E Deus fará cuidadosas anotações no céu.

A segunda marca de qualidade da fidelidade é esta:

Respeite o seu casamento: Em uma cerimônia de casamento, os noivos trocam alianças como símbolo dos votos que estão fazendo… Prometem ser fiéis um ao outro pelo restante da vida. Fidelidade.  Não é preciso cometer adultério para ser infiel. Tudo o que tem a fazer é deixar que outra coisa tenha prioridade em seu casamento. Pode ser qualquer coisa – o esporte, as atividades da comunidade, a televisão ou o trabalho. Algumas pessoas têm um caso de amor com o trabalho. Outros pulam a cerca mantendo relacionamento extraconjugal com a televisão (programa do Faustão, Silvio Santos, Ratinho, etc.) onde duram horas e horas dedicadas a esses programinhas.

        Mas a Bíblia diz que se você é casado, seu relacionamento com seu cônjuge só deve ser precedido pelo seu relacionamento com Deus. O autor de Hebreus 13:4 diz: “Digno de honra entre todos seja o matrimônio”. Faça um círculo ao redor da palavra honra. A Palavra significa “respeitar”, “valorizar em alta estima” e “ encarar com seriedade”.

        Se quiser desenvolver a fidelidade, respeite o seu casamento. Esforce-se. O capítulo do amor, 1 Coríntios 13, diz que, quando você ama alguém, a pessoa que ama pode contar com você. ¿ O que significa isso? Significa ser amoroso e confiável, andar de mãos dadas. O inverso disso, significa que, quando não sou confiável, não sou amoroso.  A fidelidade é uma opção. Não depende do que os outros fazem. Você assume um compromisso e, apesar do que seu cônjuge faz, resolve ser fiel aos votos que fez diante de Deus. Mantenha suas promessas e honre seu casamento.

A terceira marca de qualidade da fidelidade é esta:

Utilize seus talentos: 


         Em 1ª de Pedro 4:10 lemos: “Servi uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus”. O fato é que Deus deu a você algumas qualificações espirituais, alguns talentos, alguns dons. Fez um investimento em você, e quer e espera um retorno nesse investimento.… Se você não utilizar os talentos que recebeu, outras pessoas serão privadas por não estar contribuindo com o que Deus o preparou de forma especial.

        Se quiser ser mais fiel, utilize os seus talentos. Talvez diga: “Bem, não tenho tais e tais talentos. Não sei cantar como ela” Se não pode fazer algo espetacular, não tem desculpas para não fazer o que sabe. A fidelidade não depende do que eu não posso ou não tenho.

        A fidelidade depende do que faço com o que tenho. Não sou responsável por cantar a Deus se não me deu esse dom. Mas sou responsável na utilização dos dons e dos talentos que Ele me deu.

        Nem todos podemos ser brilhantes, mas todos podemos ser fieis. E a fidelidade é o que conta para Deus ! Por isso cumpra suas promessas, respeite seu casamento e utilize seus talentos.

A quarta marca de qualidade da fidelidade é esta:

Gerencie seu dinheiro conforme à vontade de Deus.
         Se quiser desenvolver o fruto da fidelidade, tem de aprender a gerenciar o seu dinheiro. Deus deu a você recursos, e a Bíblia diz que lidar com o dinheiro é um teste de sua fidelidade para com ele. Jesus diz: “Se nas riquezas injustas não fostes fiéis, quem vos confiará as verdadeiras?”! (Lucas 16:11).

        Espantoso ! Deus diz que, se você não for fiel com as posses materiais, não lhe confiará os recursos espirituais ! Portanto, você precisa de perguntas como esta: “ Sou fiel no dízimo?” Pago as minhas contas antes do vencimento ? Quando comparo minha contribuição com meus gastos e meus gastos com minhas economias, minha vida realmente está equilibrada?

        Tenho sido um administrador do dinheiro que Deus tem me dado?
A verdade é que a maneira de lidar com suas finanças determina muito o que Deus pode fazer em sua vida. Isso é o que Deus diz !  Se Deus não pode confiar em você nas riquezas deste mundo, não poderá confiar quanto às riquezas espirituais.

    Agora vejam bem, ¿ o que significa ser fiel em suas finanças? Especificamente, o que significa ser fiel na contribuição? 1 Coríntios 16:2 diz: “Todos os domingos, cada um de vocês deve separar alguma coisa do que ganhou no decurso da semana, e utilizá-la para esta oferta. A quantia depende de quanto o Senhor o ajudou vocês a ganhar”. Esse versículo define o que significa ser um contribuinte fiel. Diz três coisas:

        A Primeira: devemos contribuir regularmente.Devemos contribuir toda a semana, todos os domingos.Uma pessoa fiel dá sistematicamente, não de vez em quando. Não é “Ah! Hoje me sinto bem. Vou dar alguma coisa para Deus. Tome, Senhor”. Costumava pensar que a contribuição mais espiritual acontecia quando uma pessoa era impulsivamente movida pela emoção de dar. Não é verdade. Deus diz que a contribuição deve ser planejada. Deve planejar com oração e separar parte do que ganhou. Se for casado, deve sentar com seu cônjuge e falar sobre a quantia que, a seu ver, Deus  deseja que dê semanalmente. Se não planejar, não dará com regularidade. Lembre-se: Deus busca fidelidade.

         Eu e minha esposa temos uma conta para o dízimo. Descobrimos que a única maneira de ser fiéis em nossa contribuição é manter um registro dela. Por isso, realmente temos uma conta para o dízimo em nossa contabilidade. É a conta número 1. Antes de pagar nossas contas, devolvemos o nosso dízimo ao Senhor. A conta nos ajuda a ser fiéis.

         Por último, a contribuição fiel é proporcional; é uma porcentagem de seus vencimentos. A quantia que você deve dar depende de quanto o Senhor o ajudou a ganhar. Isso significa dar o dízimo.

         Dízimo significa 10%. Devemos devolver a Deus uma porcentagem do que Ele nos possibilitou ganhar.

        Portanto, cumpra suas promessas, respeite seu casamento, utilize seus talentos, administre seu dinheiro. São maneiras práticas de se tornar mais fiel.

E a quinta marca de qualidade da fidelidade é:
               Assuma compromisso com a igreja : Romanos 12:5 diz: “Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros”. Cada crente pertence a todos os outros no corpo de Cristo. Por isso a Igreja de Avaí é tão importante, assim como as outras.
             A Bíblia diz que os cristãos estão ocupados em uma batalha espiritual *Efesios 6:10-18). As palavras utilizadas na Bíblia em referencia à vida cristã são termos de guerra: fala-se de luta, conquista, esforço, batalha, vencer, vitória em Cristo Jesus.   E os cristãos são comparados a soldados e é de Paulo quando disse: “Suporte comigo os meus sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus e nenhum soldado se deixa envolver pelos negócios da vida civil”. E ele também diz que devemos nos revestir “de toda a armadura de Deus”.  Isso, portanto, significa que você está em uma batalha     espiritual quer saiba disso, quer não, e você precisa de apoio e reforços.
        Quando se torna cristão, alistou-se no exercito de Deus.
        Agora suponha que eu via a uma repartição de recrutamento e diga que quero me alistar no exercito. Eles respondem:

- Ótimo, assine aqui na linha pontilhada. …  então aí eu digo o seguinte:…
…”Espere um pouco. Quero me alistar no exercito, mas tenho uma condição. - Não quero ser designado para nenhum batalhão específico. 

- Quero ficar andando de um batalhão para outro. 

- Vou fazer parte do exercito, mas não quero ser designado para um grupo específico de soldados.  AAAhhhhh!
- E se a batalha ficar um pouco mais pesada na região, passarei para outra área e me juntarei a outro batalhão. O que o Senhor comandante acha?!

- E tem mais, ein!! Se eu não gostar de determinada liderança do batalhão, vou-me juntar a outro batalhão,… pode ser?”.

        Ai eu pergunto… você gostaria de ter alguém assim, lutando com você em alguma trincheira? Claro que não! De jeito nenhum!

        Mas é assim que muitos cristãos hoje se relacionam com o exercito de Deus. Andam por aí de igreja em igreja com pouco ou nenhum compromisso com qualquer grupo específico de cristãos; enquanto a batalha está se      efetuando, estão ausentes sem permissão.

         Irmãos!! Quando você se torna cristão, assume um compromisso com Jesus Cristo. Agora pode se tornar parte de um corpo local de crentes comprometendo-se com essas pessoas. Isso chama-se filiação eclesiástica
É um compromisso com os outros cristãos, é um compartilhar de nossa vida com o outro, é uma identificação e sensibilidade das necessidades do outro, você é parte do corpo de Cristo. 

É uma decisão de ser participante, não simples espectador.
Você deixa de ser consumidor para tornar-se colaborador.
Tendo viajado por muitos lugares no estrangeiro, descobri que os  crentes “flutuantes” são um fenômeno que se encontra apenas no Brasil e pelas palavras de um missionário norte-americano os Estados Unidos também  existem crentes flutuantes sem compromisso. 
Aqui no Brasil, mais do que em outro país do planeta terra, você vai encontrar pessoas que se dizem crentes, mas não estão comprometidas com a uma igreja ou comunidade local.
Eu gosto do que minha esposa disse quando alguém lhe perguntou qual era a diferença entre simplesmente freqüentar uma igreja e tornar-se membro dela. Ela disse: “É como a diferença entre casar-se e simplesmente viver junto. A diferença é o compromisso”.
Conclusão:
     Para concluir, eu faço a mesma pergunta… quem pode contar com você?

        ¿Alguém pode contar com você ?
        Não existe algo como um cristão Cavaleiro Solitário. Hoje temos muitos crentes solitários andando por ai no mundo e sem Deus vivendo as suas desgraças e imundices pessoais. Você precisa de sua comunidade, precisa desta igreja e ela precisa de você. 

         ¿Alguém sabe o que significa a palavra “Coinonia”? a palavra Coinonia, é a palavra grega usada na Bíblia para indicar “comunhão”, “partilha”, e essa palavra significa estarmos comprometidos uns com os outros como estamos com Jesus Cristo. Jesus disse: “Nisto conhecerão todos que sois meus      discipulos, se vocês se amarem uns aos outros” (João 13:35). Uma maneira de expressar amor é na fidelidade com os outros.

            Irmãos, irmãs se você estiver cumprindo sua promessa, honrando seu casamento, tendo um compromisso com sua igreja e honrando a Deus com suas finanças e dízimos, Deus vai honrar sua fidelidade. ¿ Por que?

           Porque Ele quer que nos tornemos mais e mais parecidos com Jesus Cristo , que foi fiel até a morte.  Você não pode subestimar a importância da fidelidade. Jesus contou a parábola do Senhor que se foi embora e deixou seus servos como responsáveis. Quando voltou, os servos foram recompensados não por sua capacidade, ou conhecimento, ou boas intenções, mas por sua fidelidade. Jesus  deixou-nos na responsabilidade do seu negócio aqui na terra, e um dia vai voltar. Quando voltar, vai nos encontrar fieis!!?

        Compromissados com a sua igreja ou vai pegar você no pulo, pulando de igreja em igreja… … Pense nisso.

SOLI DEO GLORIA
Esta pregação foi realizada o dia domingo 25 de maio de 2006 na Igreja 5ª IPI de Bauru-Sao Paulo-Brasil.

____________________________________________

Para lêr em portuês sobre outros temas:





5.- A teologia de Libertação e o Protestantismo Brasileiro. Link: http://teologiaycienciarubedaza.blogspot.com/2011/06/teologia-da-libertacao-e-o.html


7.- A Vitória Definitiva do Crente Sobre a Morte: A Vida. Link: http://teologiaycienciarubedaza.blogspot.com/2011/07/vitoria-definitiva-do-crente-sobre.html


9.- Teologia e a Libertação na teologia latino-americana e suas contribuições na América Latina. Link: http://teologiaycienciarubedaza.blogspot.com/2011/08/teologia-e-libertacao-na-teologia.html


11.- A Volta de Cristo: Uma Reflexão Cristã abordando J. Moltmann. link: http://teologiaycienciarubedaza.blogspot.com/2011/09/o-que-penso-sobre-volta-de-cristo.html


13.- ISAÍAS : 26, 1- 6: Um Estudo Exegético. Link: http://teologiaycienciarubedaza.blogspot.com/2011/09/i-texto-1.html




17.- A CURA COMO AÇÃO SALVÍFICA DE DEUS : Teologia Bíblica do AT. e NT. O tema da Cura consta de tres escritos inéditos sobre a minha monografia no Seminário de 4º ano. Acesse o seguinte link: http://teologiaycienciarubedaza.blogspot.com/2011/10/cura-como-acao-salvifica-de-deus.html

18.- O Estudo do ponto de vista teológico sobre a cura como ação salvífica de Deus. Link: http://teologiaycienciarubedaza.blogspot.com/2011/10/teologia-sistematica-cura-fisica-como.html

19.- A leitura da Bíblia diante dos desafios da realidade atual. Link: http://teologiaycienciarubedaza.blogspot.com/2011/09/julio-paulo-tavares-zabatiero-diretor.html

1 comentario:

  1. Oi Rev. Ruben, estava no seu blog quando de repente apareceu a sua reflexão. Parabens. Precisamos sermos mulheres e homens fidedignos, fieis nos caminhos do Senhor Jesus. Eu gostei!

    ResponderEliminar